Pitadas de Gastronomia

File à parmegiana fica suculento quando finalizado no forno; saiba fazer

István Wessel

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

File à parmegiana fica suculento quando finalizado no forno; saiba fazer
File à parmegiana fica suculento quando finalizado no forno; saiba fazer
Envato Elements

Seguinte, esse filé à parmegiana é um pouco diferente, mas eu ouso dizer que é ainda melhor que as receitas tradicionais. O filé à parmegiana é uma carne fina, que você vai empanar e, durante a fritura, às vezes, acaba passando do ponto, justamente porque é fino.

Essa receita fala de um filé mignon mais grosso, que ao fazer o empanado, ele estará cru ainda. O pulo do gato dessa receita é ele ir ao forno para poder gratinar e, lá, chegar ao ponto ideal. Com miolo de alcatra fica tão bom quanto mignon. Vamos à receita:


Pegue 1 kg de tomate bem maduro. Tire a parte central e corte em pedaços bem pequenos. Leve para cozinhar em fogo baixo. Quando estiverem começando a amaciar, desligue o forno e misture 1 colher de sopa de folhas de manjericão, 30 ml de azeite e tempere com sal e pimenta. 


Para a carne, separe seis bifes de filé mignon de, mais ou menos, 150 g cada. Prepare a farinha de rosca (de preferência, a feita em casa, com aquele pão que sobrou). Acerte a carne para uma espessura de 1 cm e faça o empanado clássico: farinha de trigo, ovo e de rosca. Eu gosto de molhar um pouco de pimenta na farinha de rosca, para dar uma temperada.


Depois de fritar, prepare o forno a 180°C e, numa forma, coloque a carne e queijo parmesão e muçarela por cima, ralados grosso. Na hora que o queijo estiver dourado (bem tostadinho), tire e adicione o molho de tomate. 


OUÇA AS COLUNAS DO ISTVÁN WESSEL AQUI