Sua Carta de Vinhos

Esquentou? Alexandra Corvo indica 2 vinhos refrescantes

Alexandra Corvo

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Esquentou? Alexandra Corvo indica 2 vinhos refrescantes
Esquentou? Alexandra Corvo indica 2 vinhos refrescantes
Unsplash

Os vinhos refrescantes têm pouco álcool, e muito frescor e leveza. São aqueles vinhos que a gente pode tomar um pouquinho a mais, sem degustar de fato. O segredo deles está na ‘aquosidade’. 
 

Durante muito tempo o vinho diluído, por assim dizer, era considerado defeituoso. Vinho tinha que ser concentrado. Hoje, porém, o vinho diluído não é sem graça ou sabor, embora seja mais ‘aquoso’. 


Esse é o caso do vinho verde, uma denominação de vinho em Portugal, e dos rótulos do Vale do Loire, na costa atlântica do Vale do Luar, na França. 


O que eles têm em comum? Os dois são produzidos na beirada do Atlântico, onde tem muito vento, água no ar e as vinhas têm muita fonte de água. Elas não dão uvas pequenas e cheias de açúcar (o que garante, justamente, os vinhos alcoólicos), mas frutos sempre inchadinhas. Uruguai também tem boas opções. 


OUÇA MAIS COLUNAS DA ALEXANDRA AQUI.