Alexandra Corvo

Tudo sobre tipos de uva, tendências, novidades, preços, escolhas e regiões mais promissoras na produção e fabricação de vinhos estão na coluna assinada pela sommelière Alexandra Corvo, uma das primeiras mulheres do País a se especializar no assunto.

Sua Carta de Vinhos

Doce e alcoólico: conheça e saiba como harmonizar o vinho do Porto

Alexandra Corvo, por rádio BandNews FM 22/02/2021 • 11:11 - Atualizado em 22/02/2021 • 11:38
Doce e alcoólico: conheça e saiba como harmonizar o vinho do Porto
Doce e alcoólico: conheça e saiba como harmonizar o vinho do Porto
Envato Elements


O vinho do Porto é único. Ele não é um vinho que a gente bebe, bebe e bebe, ele é uma bebida para degustar.

Você não tem que servir naquelas tacinhas pequenas, mas pode colocá-lo numa taça média. Ela só não pode ser muito grande, justamente porque as maiores deixam o álcool muito evidente. 

Como aqui no Brasil faz muito calor, não há problema nenhum em refrescá-lo um pouco, deixando a garrafa na geladeira antes de servir. 

Sobre as características, o vinho do Porto é doce, alcoólico e, por isso, não se bebe muito. E ele tem, sim, uma vocação gastronômica. Quem é corajoso e gosta de fazer experimentações, pode harmonizá-lo com carnes mais gordas. Você não vai beber como a gente bebe um vinho seco, mas vai dar uma bebericada enquanto come. 

Sem falar que o vinho do Porto é uma ótima porta de entrada para aqueles que querem sair do vinho doce de garrafão, para um de boa qualidade, até migrar para os mais secos. 

OUÇA AS COLUNAS DA ALEXANDRA CORVO NA BANDNEWS FM.  

  • alexandra-corvo