Hoje pode

Como retirar a pele e as sementes do tomate?

Carole Crema

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Como retirar a pele e as sementes do tomate?
Como retirar a pele e as sementes do tomate?
Unsplash


Hoje, decidi contar para vocês como que a gente faz para tirar a pele e as sementes dos tomates. Essa é uma técnica que a gente chama de tomates concassé, que é o tomate sem pele, sem sementes e todo cortadinho em quadradinhos, que vão fazer seu molho de tomate rústico muito mais gostoso, com textura melhor. Também serve para você colocar na salada, numa finalização de um prato, como o risoto, e até para temperar e servir com um pãozinho. É realmente uma excelente técnica. 
 


Você vai precisar de uma panela grande com 1 litro, 1 ½ litro de água fervendo. Pegue os tomates e faça um ‘X’ com a faca no bumbum do tomate, para depois você ter por onde puxar a pele. O ‘olhinho’, aquela parte escura, você vai retirar com uma faquinha. Coloque esse tomate na água fervendo e conte até 15. Se ele não estiver supermaduro, podem ser 20 segundos, mas nunca mais do que isso. Retire e imediatamente, coloque-o numa bacia com água fria, de preferência a da torneira com uma bandeja de gelo. Esse processo vai dar um choque térmico, então ele esquenta rápido, esfria e a pele se solta. Aí, você descasca com maior facilidade. 

Depois, corte em quatro, retire com a faca a parte das sementes e corte a ‘carninha’ em cubinhos. Toda essa semente que você retirou, você não vai perder. Leve para um liquidificador, bata bem, passe pela peneira e guarde esse sugo, para você fazer um molho de tomate. Pode até congelar se quiser. 


E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.