Hoje pode

Bolo natalino de especiarias leva cerveja preta no modo de preparo: anote receita da Carole Crema

Carole Crema

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Bolo natalino de especiarias leva cerveja preta no modo de preparo
Bolo natalino de especiarias leva cerveja preta no modo de preparo
PixaBay


Dias desses, fiz um bolo de especiarias que vai ficando mais gostoso com o passar do tempo. Para essa receita, vamos usar:
 

100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo
150 gramas de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de gengibre em pó
½ colher de cravo em pó
3 bolinhas de zimbro
1 bolinha de pimenta-da-Jamaica
Um pitada de sal
200 ml de cerveja preta
50 gramas de nozes
50 gramas de uvas-passas
50 gramas de frutas cristalizadas


Bata bastante o açúcar mascavo com a manteiga e o ovo, até virar uma espuma bem fofinha. Adicione a farinha de trigo intercalando com a cerveja preta, e as especiarias (tanto a pimenta, quanto o zimbro é importante amassar bem, antes de acrescentar). Bata na batedeira sem exagerar. No final, fermento e bicarbonato, e leve para assar em forma de bolo inglês.
 

Ele demora 50 minutos no forno a 180°C. Segredo desse bolo: assim que tirar do forno, pincele conhaque, com ele ainda bem quentinho. Deixe esfriar e armazene num saquinho plástico, borrifando um pouquinho de conhaque todos os dias. Depois de uma semana, ele fica ainda mais delicioso.


E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.