Hoje pode

Banoffee é receita fácil e não precisa ir ao forno; Carole Crema ensina

Sobremesa que virou tendência é feita com banana, doce de leite e chantilly

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Banoffee não precisa de forno para ficar pronta
Banoffee não precisa de forno para ficar pronta
Envato Elements

Você já deve ter ouvido falar da banoffee. Essa é uma torta que está muito na moda, de origem inglesa e o nome vem de banana + toffee. Aqui no Brasil não estamos habituados ao toffee, mas o que temos mais próximo, e até melhor, eu acho, é o doce de leite. 

Então vamos fazer uma banoffee fácil, com doce de leite no lugar do toffee, para você preparar num dia mais especial. 

Anote os ingredientes
 

1 pacote de bolacha champanhe ou maisena
2 colheres (sopa) manteiga derretida
1 latinha de doce de leite
1 banana
1 limão
Chantilly
Canela em pó a gosto ou cacau em pó a gosto

Você vai precisar de 1 pacote de bolacha champanhe, ou bolacha maisena, triturar bem e colocar 2 colheres de sopa de manteiga derretida. Misture para dar um pequena liga e colique no fundo do refratário. Aperta bem. Por cima, coloque o doce de leite. Se for fazer para 4 a 6 pessoas, um pacote de bolacha e uma latinha de doce de leite. Espalhe o doce de leite. Se ele estiver muito duro, aqueça um pouquinho no micro-ondas para ajudar.

Use a banana crua levemente temperada com limão. O segredo da banoffee é a banana estar crua, tá? Então uma banana crua, não muito madura, num ponto bem bom, fatiada. Passe um limãozinho e ajeite por cima.

E aí, por cima de tudo, você vai bater creme chantilly e cobrir essa torta. Polvilhe com canela ou com cacau em pó. Classicamente é com chocolate, o banoffee não leva canela, mas eu sou daquelas que acredita que banana e canela têm que andar juntas sempre. Então se você for como eu, pode colocar canela. 

Leve para gelar. Ela pode ficar em geladeira uns 2 dias. É deliciosa, fácil de fazer e uma sobremesa da moda. É sempre bom estar antenado no que tá acontecendo no mundo da gastronomia, né?

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: