Dicas

Aprenda 5 formas de aproveitar os alimentos ao máximo

Saiba como extrair todos os nutrientes dos ingredientes e evitar o desperdício

Da Redação, com The Chef

Especialista dá dicas criativas que são benéficas à saúde
Especialista dá dicas criativas que são benéficas à saúde
Envato Elements

Você sabia que os talos dos vegetais e carcaças são ricos em nutrientes? As partes menos nobres dos alimentos, que, geralmente, vão para o lixo, têm muito valor: elas podem protagonizar preparações e pratos saborosos. Além disso, o aproveitamento máximo dos ingredientes também evita o desperdício na cozinha. 

A nutricionista Gislene Rocha explica no The Chef com Edu Guedes cinco formas inteligentes e práticas de usar as "sobras" dos alimentos. Confira as dicas:

5. Água do cozimento

A água utilizada na cocção de legumes e verduras não deve ser descartada; ela é muito benéfica para a saúde. "As vitaminas dos complexos B e C passam para a água junto com minerais e muitos outros nutrientes", diz a nutricionista. Você pode reservá-la e adicioná-la em sopas, caldos e até em sucos. 

4. Talos

"Os talos concentram muitas vitaminas, minerais e princípios ativos dos alimentos. A substância calmante da alface, por exemplo, está no talo", conta a especialista. Não jogue fora a parte mais dura dos vegetais: você pode cozinhá-los ou triturá-los, e aproveitá-los em saladas e farofas.

3. Caldo dos ossos

As carcaças são fontes de nutrientes e muito sabor. Segundo a nutricionista, o caldo de ossos pode enriquecer as suas preparações. "Cozinhe os ossos junto com as cartilagens e tudo mais. A dica é colocar um pouco de vinagre na água para extrair todos os benefícios. Em seguida, você pode coá-la com temperos", sugere Gislene Rocha.

"Os ossos são importantíssimos. Alguns são fontes de ômegas, inclusive. Então, você tem um caldo saboroso e com vários benefícios, como o fortalecimento da imunidade", acrescenta. 

2. Bouquet garni

O bouquet garni, também chamado de ramo de cheiros, é utilizado na culinária para temperar pratos e molhos. O truque consiste em amarrar um punhado de ervas aromáticas com barbante e utilizar o buquê nas preparações. "Se a gente pensar que o paladar é o filtro da saúde, quando você utiliza esses alimentos, você está adquirindo essas vitaminas com muito sabor", argumenta a expert.

1. Cascas

As cascas de frutas e legumes costumam ir direto para o lixo, mas basta higienizá-las corretamente para aproveitá-las nos pratos do dia a dia. "O ideal é ter uma bucha separada para a higienização desses alimentos. As cascas limpas podem virar farinhas, que podem ser adicionadas em sucos, por exemplo", finaliza.