Temaki é receita brasileira ou japonesa? Entenda

Prato foi criada no Japão, mas a temakeria foi inventada no Brasil

Da Redação, com Minha Receita 13/05/2021 • 13:51
Temaki foi criado no Japão, mas a temakeria é invenção brasileira
Temaki foi criado no Japão, mas a temakeria é invenção brasileira
Kelly Fuzaro

O temaki se popularizou no Brasil e hoje é encontrado até mesmo em padarias. Mas, afinal, a receita é tipicamente japonesa ou brasileira? O prato foi criado em 1971, em Tóquio, por Takamasa Nakanori. Na época, como o sushi tinha se tornado muito refinado, ele decidiu fazer uma versão mais prática e barata. 

No país de origem, porém, ele não tem nada de gourmet, é mais um fast-food da comida oriental ou um prato que se faz em casa de maneira rápida, com sobras de sushi e sashimi. Já no Brasil alguns estabelecimentos tornaram a receita mais “rebuscada” e foi criada até mesmo a temakeria, restaurante especializado no assunto. As informações são da nova temporada do Minha Receita.

O “te” significa “mão” e “maki”, enrolado. Os ingredientes usados no preparo do sushi e do temaki são os mesmos, o que muda é o formato de cone, mais prático, do segundo.

No Japão, o temaki é feito apenas com alga, arroz, algum vegetal ou peixe. Mas aqui ganhou novas versões e recheios, como, por exemplo, o cream cheese. Assista ao vídeo!

  • temaki
  • culinária japonesa
  • minha receita