Moradores de rua fazem ceia de Natal em viaduto de SP

Da Redação, com Minha Receita

Ceia no viaduto Alcântara Machado
Ceia no viaduto Alcântara Machado
Reprodução

Entre o centro e a zona leste de São Paulo fica o viaduto Alcântara Machado, onde moradores de rua se organizaram para fazer uma ceia de Natal. Em um projeto liderado pelo padre e pedagogo Júlio Lancellotti, o espaço de acolhimento recebe mais de 300 pessoas por dia, assim como mostra o Minha Receita, especial sobre ceia, que foi ao ar nesta quinta-feira, 17. “Aqui é o verdadeiro Natal”, diz o presbítero.

A ocupação do viaduto foi ameaçada inúmeras vezes com ordem de despejo. De acordo com Lancellotti, por ali as tarefas são divididas e não existe responsável, as palavras-chave para que tudo funcione são autonomia e convivência. “Esse lugar sempre foi ocupado por pessoas que não têm onde morar, que fazem a comida na fogueira. Num dos governos anteriores aqui foi construído o que era chamado de tenda [criadas em 2012 e fechadas em 2015], até que o espaço se tornou uma ocupação autônoma”, explica.

As pessoas ajudam umas às outras na hora de preparar o alimento. Para a ceia, o cozinheiro Marcos Maranhão foi quem liderou as panelas com a ajuda de Edvana Carvalho e Edson Leite, repórteres do programa, na distribuição das marmitas.

Estima-se em mais de 100 mil pessoas a população de rua no Brasil. “O que a gente vê nesses últimos 40 anos é que essa situação se agrava e o número de pessoas na rua aumenta”, aponta Lancellotti. “Aqui é uma demonstração de que esse povo é capaz de lutar pela vida”.