Copo americano é ou não é brasileiro? Entenda

Símbolo do design nacional, o produto foi criado em São Paulo na década de 1940

Da Redação, com Minha Receita 13/06/2021 • 16:25 - Atualizado em 13/06/2021 • 16:27
Copo americano foi criado em São Paulo
Copo americano foi criado em São Paulo
Minha Receita/Band/Reprodução

Clássico de botecos, restaurantes e padarias para beber café ou cerveja, o copo americano é um velho conhecido, mas engana-se quem pensa que ele foi inventado nos Estados Unidos. Apesar do nome, o objeto é brasileiro e foi criado na cidade de São Paulo, em 1947, assim como mostra o Minha Receita, no episódio especial sobre culinária norte-americana.

E para quem duvida da popularidade, os números não deixam mentir. Desde que foi inventado, há mais de 70 anos, já foram vendidos mais de 6 milhões de unidades.

A criação é de Nadir Figueiredo, que queria um produto difícil de ser quebrado, fácil de segurar e barato. Missão dada, missão cumprida! O nome “americano” para o copo brasileiro se deu porque o maquinário usado para produzir as primeiras unidades vinha dos Estados Unidos. Hoje, porém, as máquinas são nacionais.

O sucesso é tanto que o copo americano foi exposto no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, em 2009, como um dos produtos que representam o estilo de vida dos brasileiros. Assista ao vídeo e saiba mais!

  • copo americano