Como desenformar bolo sem quebrar? Jacquin conta segredos para preparar doces perfeitos

Da redação 06/11/2020 • 12:31
Como desenformar bolo sem quebrar? Jacquin conta segredos para preparar doces perfeitos
Como desenformar bolo sem quebrar? Jacquin conta segredos para preparar doces perfeitos
Divulgação/Band

Se você é fã de doces, mas tem várias dúvidas ao preparar sobremesas, o chef Erick Jacquin pode ter a solução. No último episódio do Minha Receita, exibido pela Band na quinta-feira, 5, o francês recebeu opções de todo o Brasil e se empolgou na degustação. Dá pra acreditar que não tiveram nem mesmo reclamações? Apaixonado por tudo o que comeu, o apresentador compartilha dicas para fazer doces perfeitos. Tome nota:

Salgar a carne antes ou depois de assar? Jacquin dá 7 dicas para um bom churrasco

Vai fazer galinhada? Confira 5 dicas do chef Erick Jacquin


Mix de doces 

Quando a receita pedir ovos e açúcar, misture-os imediatamente. Se demorar para fazer isso, o açúcar pode cozinhar os ovos. 


Como desenformar o bolo sem quebrar?

Antes de começar a fazer o bolo, prepare a forma passando manteiga e farinha. Em seguida, coloque na geladeira e faça a massa. Com a forma gelada, adicione a mistura e siga para o forno. O que faz o bolo grudar é o excesso de açúcar e, por isso, saiba dosar os ingredientes.


Joga na peneira  
Se puder, é sempre bom peneirar a farinha e o chocolate em pó. Assim, fica mais fácil adicionar e misturar os ingredientes. 
 

Dica de ouro para não errar no caramelo 

O caramelo é feito basicamente de açúcar e água. Se quiser, pode adicionar um pouquinho de glicose para segurar. A cor é muito importante, não pode ser claro ou escuro, o ideal é o tom médio. Para combinar, café amargo ou chocolate em pó concentrado dão um sabor especial.


Vai ter bacon na sobremesa, sim!  

Tem gente que fala que bacon é uma delícia com tudo e é verdade. O bacon combina muito bem com várias sobremesas e, em especial, com caramelo. Para deixar o caramelo com o sabor mais intenso, use a gordura para untar a forma.    


Medir é essencial 

Confeitaria é uma arte onde tudo deve ser pesado. A gente não faz um bolo medindo os ingredientes por olho, tudo tem um significado e deve ser pesado. Não exagere no açúcar e cuidado com o leite condensado, ele não deve ser usado em tudo.  O truque “secreto” dos confeiteiros é sempre pesar os ingredientes. 

  • erick jacquin