Como desenformar bolo sem quebrar? Jacquin conta segredos

Da redação

Como desenformar bolo sem quebrar? Jacquin conta segredos para preparar doces perfeitos
Como desenformar bolo sem quebrar? Jacquin conta segredos para preparar doces perfeitos
Divulgação/Band

Se você é fã de doces, mas tem várias dúvidas ao preparar sobremesas, o chef Erick Jacquin pode ter a solução. No último episódio do Minha Receita, exibido pela Band na quinta-feira, 5, o francês recebeu opções de todo o Brasil e se empolgou na degustação. Dá pra acreditar que não tiveram nem mesmo reclamações? Apaixonado por tudo o que comeu, o apresentador compartilha dicas para fazer doces perfeitos. Tome nota:

Mix de doces 

Quando a receita pedir ovos e açúcar, misture-os imediatamente. Se demorar para fazer isso, o açúcar pode cozinhar os ovos. 

Como desenformar o bolo sem quebrar?

Antes de começar a fazer o bolo, prepare a forma passando manteiga e farinha. Em seguida, coloque na geladeira e faça a massa. Com a forma gelada, adicione a mistura e siga para o forno. O que faz o bolo grudar é o excesso de açúcar e, por isso, saiba dosar os ingredientes.

Joga na peneira  
Se puder, é sempre bom peneirar a farinha e o chocolate em pó. Assim, fica mais fácil adicionar e misturar os ingredientes. 
 

Dica de ouro para não errar no caramelo 

O caramelo é feito basicamente de açúcar e água. Se quiser, pode adicionar um pouquinho de glicose para segurar. A cor é muito importante, não pode ser claro ou escuro, o ideal é o tom médio. Para combinar, café amargo ou chocolate em pó concentrado dão um sabor especial.


Vai ter bacon na sobremesa, sim!  

Tem gente que fala que bacon é uma delícia com tudo e é verdade. O bacon combina muito bem com várias sobremesas e, em especial, com caramelo. Para deixar o caramelo com o sabor mais intenso, use a gordura para untar a forma.    


Medir é essencial 

Confeitaria é uma arte onde tudo deve ser pesado. A gente não faz um bolo medindo os ingredientes por olho, tudo tem um significado e deve ser pesado. Não exagere no açúcar e cuidado com o leite condensado, ele não deve ser usado em tudo.  O truque “secreto” dos confeiteiros é sempre pesar os ingredientes. 

Tópicos relacionados