Como deixar o bacalhau macio e saboroso? Jacquin responde

Chef explica que o segredo é cozinhar com água e leite antes de assar

Da Redação, com Minha Receita 22/05/2021 • 15:16 - Atualizado em 23/06/2021 • 10:07

Um dos pratos portugueses mais populares no Brasil é o bacalhau, mas a receita não é tão simples assim. É preciso tirar o sal e tomar cuidado no preparo para que o peixe fique macio e saboroso. No quarto episódio da última temporada o  Minha Receita, Erick Jacquin respondeu nos bastidores algumas dúvidas sobre o prato e deu a dica para acertar na textura: cozinhar com leite.

De acordo com o chef francês, o principal é trocar a água do peixe para tirar o sal e, em seguida, se atentar ao cozimento. “É bom cozinhar ele com um pouquinho de água e leite antes de assar. Ele fica mais macio, menos seco. Cozinhe com água, leite, tomilho, louro e um dente de alho. E depois, antes de estar no ponto certo, você tira e leva para assar”, avisa o chef.

Todo mundo tem seu segredo na hora de fazer a receita, mas, segundo Jacquin, é essencial também escolher uma “posta bonita” e não economizar na hora de escolher o ingrediente. “Compre o mais caro”, brinca.

O chef ainda aconselha nunca congelar o bacalhau depois de dessalgado e, se possível, consumir no mesmo dia. 

Para a escolha do acompanhamento, algumas opções são clássicas, mas o que vale é gosto e criatividade. “O que acompanha o bacalhau é batata, pimentão...mas eu gosto mesmo é de um belo purê de batata. Um belo purê de batata. Eu odeio ovo cozido com bacalhau. Os portugueses colocam ovo cozido e eu odeio isso”, diz o francês.

Assista ao vídeo completo no topo da matéria!