
Almôndegas: Descasque e corte ½ cebola em pedaços grandes; lave, seque e debulhe as folhas de salsinha. Junte a carne e a cebola, e misture-os bem. Acrescente os pães, as ervas, o sal e o azeite. Para modelar as almôndegas, unte as mãos com azeite e modele a carne no tamanho de bolinhas de pingue-pongue. Transfira para uma travessa e reserve.
Transfira as almôndegas douradas para uma travessa e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com ½ colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o alho e mexa por 1 minuto. Adicione ½ xícara (chá) da água do cozimento do macarrão e misture raspando bem o fundo da frigideira para dissolver o queimado – é o que dá sabor ao molho. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ferver.
Volte as almôndegas à frigideira, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Desligue o fogo, adicione 1 colher (sopa) de manteiga e faça movimentos circulares com a frigideira até a manteiga derreter e engrossar o molho. Misture as ervilhas e deixe descongelar no calor da frigideira.
Assim que estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento e escorra o macarrão numa peneira. Volte o risoni para a mesma panela e misture com 2 colheres (sopa) de manteiga até derreter. Regue aos poucos com a água do cozimento reservada para ficar cremoso. Sirva a seguir com as almôndegas e ervas frescas a gosto.