Pitadas de Gastronomia

Wessel ensina receita de almôndega clássica: anote!

István Wessel

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Wessel ensina receita de almôndega clássica
Wessel ensina receita de almôndega clássica
Unsplash

A almôndega é um daqueles pratos que tem inúmeras utilizadas e vale cada mordida. O passo a passo é assim:

Misture 300 gramas de coxão duro moído, 300 gramas de lombo de porco moído, 50 gramas de toicinho moído – ou cortado bem picadinho – e 50 gramas de presunto cru, também bem picadinho. Adicione uma xícara de salsinha picada, duas colheres de sobremesa de orégano desidratado, uma colher de sobremesa de pimenta-dedo-de-moça sem sementes e bem picadinha, e quatro colheres de sopa de farinha de rosca. Mexa bem e acerte o sal.
 


Em uma tigela a parte, coloque 2/3 de xícara de ricota fresca bem escorrida, 2 colheres de sopa de leite e dois ovos batidos. Acerte o sal e leve essa mistura à carne. Cubra com papel firme e deixe na geladeira por 1 hora para pegar sabor.


Passado o tempo na geladeira, tire, faça o formato das bolinhas – a quantidade, mais ou menos, de uma colher de sopa, arredondando com a mão. Frite em óleo quente e, depois, leva ao forno a 160°C para assar até ficar macio. 


Se as bolinhas forem pequenas, em 25 minutos de forno já estão prontas. Caso sejam maiores, deixe 40 minutos após fritar.  


OUÇA AS COLUNAS DO ISTVÁN WESSEL AQUI.