Pitadas de Gastronomia

Sopa holandesa leva feijão fradinho e bacon: anote passo a passo

Esfriou? Essa receita do István Wessel aquece e sustenta na mesma medida

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Esfriou? Essa receita de sopa do István Wessel aquece e sustenta na mesma medida
Esfriou? Essa receita de sopa do István Wessel aquece e sustenta na mesma medida
Envato Elements

Essa receita aqui é de uma ouvinte nossa que compartilhou comigo o passo a passo há alguns anos, mas a gente repete sempre na minha casa, que é a sopa holandesa de feijão com bacon. Bem, feijão e bacon não pode dar errado, né? 

Para fazer, você precisa de 1 kg de feijão fradinho. Deixe de molho e cozinhe apenas com 2 folhas de louro e sal. Quando o feijão estiver quase macio, não 100% macio, mas quase, desligue o fogo e reserve. 


Em uma panela grande, frite 150 g de cubos de bacon e 5 cebolas picadinhas. Junte 1 salsão picado, 1 cenoura em rodelas e páprica. Quando tudo estiver bem refogadinho, junte o feijão e acrescente mais ½ litro de caldo de carne e 350 ml de purê de tomate. Deixe cozinhar uns 15 minutos, mais ou menos.

Na sequência, transfira todo o conteúdo da panela para o liquidificador, ou processador de alimentos, e bata naquela função “pulsar”, a fim de ficar um purê mais grosso. Depois que você bateu, leve à panela para dar uma aquecida. 

Distribua em 6 pratos e sirva com flores de salsão picadas. É uma delícia!