Pitadas de Gastronomia

Saiba fazer o bisque, tipo de caldo francês que leva casca de camarão e conhaque

Tradicional receita da França, bisque de camarão leva 6 xícaras de casca de camarão; István Wessel ensina abaixo:

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Saiba fazer o bisque, tipo de caldo francês que leva casca de camarão e conhaque
Saiba fazer o bisque, tipo de caldo francês que leva casca de camarão e conhaque
Envato Elements

Tradicional receita da França, o bisque de camarão (tipo de caldo) leva 6 xícaras de casca de camarão. Para ter o ingrediente, a melhor maneira é ir até uma peixaria, ou feira, de confiança, e pedir para o peixeiro conseguir a casca para você. Dessa forma, não é necessário comprar a carne do camarão. Assim começa a receita. 

Depois, você vai embrulhar todas as cascas de camarão em tecido tipo gaze (você vai cozinhá-las enfaixadas) e reserve.   

Numa panela que comporte 2 litros, esquente um pouco de manteiga e, em fogo médio, junte 2 tomates sem pele e picadinhos, 1 cebola amarela picada, 1 cenoura picada e 3 talos de salsão picado. Todos ingredientes vão dar sabor ao caldo. Deixe cozinhar até amolecer.

Aumente o fogo e acrescente as cascas de camarão envoltas em gazes e 1 xícara de chá de arroz. Deixe refogar até as cascas começarem a ficar bem avermelhadas, o que vai demorar uns três minutos. Aí, você junta extrato de tomate, cozinha por mais três minutos e, por fim, adiciona 1/2 xícara de conhaque e deixa cozinhar até sentir que evaporou bem o álcool. 

Na sequência, acrescente um ramo de salsinha, tomilho e louro (todos amarradinhos) e 9 xícaras de água fervente. Acerte o sal e cozinhe por meia hora com a panela tampada. 

Passado o tempo, desligue o fogo, jogue fora aquele amarradinho de temperos e as cascas de camarão. O que sobrou lá na panela, você vai bater no liquidificador. Depois, passar a mistura pela peneira, a fim de tirar todos os sólidos. 

Aqueça esse caldo em fogo médio e junte mais 1 colher de sopa de manteiga e, com um batedor de claras, misture mais 2 colheres de conhaque, 1/2 xícara de creme de leite (porque ninguém é de ferro né?) e 4 colheres de chá de suco de limão. Experimente o caldo, acerte o sal e pronto.

Divida essa mistura em várias tigelas e sirva com um pouco de cebolinha francesa. Olha é uma receita comprida, mas que vale a pena, viu?!