Pitadas de Gastronomia

Ropa vieja: prato famoso em Cuba é feito com fraldinha e legumes; saiba fazer

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Ropa vieja: prato famoso em Cuba é feito com fraldinha e legumes; saiba fazer
Ropa vieja: prato famoso em Cuba é feito com fraldinha e legumes; saiba fazer
Envato Elements

Comece o preparo com a fraldinha, cerca de 1 ½ kg de carne, temperando a seco de um dia para o outro. Para o tempero, pique 4 dentes de alho, uma pimenta dedo-de-moça (sem as sementes) e 2 colheres de chá de orégano desidratado e esfregue bem essa mistura na carne. Adicione sal e deixe na geladeira, coberto, por 24h.


Após as 24 horas, frite a carne numa assadeira com azeite. Quando estiver bem frito, retire e reserve. Nesta mesma assadeira, refogue duas cebolas cortadas e dois pimentões verdes, sem pele e sem sementes, cortados em rodelas finas. Por fim, acrescente 8 tomates, também sem pele e sem sementes, cortados em quatro partes. 

Quando o tomate já estiver desmanchando, coloque a carne por cima dos legumes, adicione duas folhas de louro e pimenta-do-reino e cubra com papel alumínio. Com cuidado para não se queimar, transfira a forma para o forno pré-aquecido a 120°C. deixe assar por 1h30.

Antes de servir, adicione xerez na forma e deixe evaporar. Corte a fraldinha transversalmente às fibras.