Pitadas de Gastronomia

Receita inusitada de bisteca grelhada leva molho feito com papinha de bebê

Segundo István Wessel, a papinha de ameixa preta além de dar uma cor muito bonita, garante um adocicado, um azedinho que combina superbem com a carne de porco

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Receita inusitada de bisteca grelhada leva molho feito com papinha de bebê
Receita inusitada de bisteca grelhada leva molho feito com papinha de bebê
Envato Elements


Para encontrar uma boa bisteca de porco é preciso olhar bem. Não é só pegar um pacote, uma bandeja no supermercado. A bisteca de porco é como o contrafilé do boi. Tem um lado, que no boi seria o bife ancho, que é mais seco, então procure escolher aquelas mais gordinhas.

Feito isso, prepare uma mistura de alguns temperos: 2 colheres de sopa de semente de mostarda moída, 1 colher de sopa de páprica doce e 2 colheres de chá de pimenta-do-reino moída na hora. Misture bem tempero seco e dê uma boa esfregada na carne, dos dois lados. Na sequência, coloque um pouco de sal grosso de cada lado. Deixe descansar por 1 hora fora da geladeira, ou de um dia para o outro na geladeira, a fim de pegar bem o sabor.

Aí você vai preparar o molho. Esse molho é bastante inusitado, mas garanto que vai ficar muito gostoso! Pegue 50 ml de caldo de legumes e misture com 2 potes de baby food de ameixa preta. Isso mesmo: aqueles purês que vendem no supermercado, de comida de criança. A ameixa preta além de dar uma cor muito bonita, garante um adocicado, um azedinho que combina superbem com a carne de porco. 

Coloque a bisteca para grelhar numa frigideira com um pouco de azeite no fundo. Toste de um lado, toste de outro. Vai levar, mais ou menos, 6 minutos para ficar pronto. Na hora de servir, pegue aquele molho de ameixa diluído e sirva uma boa colherada por cima de cada bisteca. Fica uma delícia!