Pitadas de Gastronomia

Receita inglesa de rabada leva vinho branco no modo de preparo

Quem ensina o passo a passo é o chef István Wessel

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Receita inglesa de rabada leva vinho branco no modo de preparo
Receita inglesa de rabada leva vinho branco no modo de preparo
Envato Elements


A rabada é um prato delicioso e muito apreciado em alguns países. Essa receita que vou ensinar é a da rabada inglesa. 

Separe 1,5 kg de rabada, já cortada em pedaços. Reserve. 

Numa panela grande, aqueça o azeite e junte 50 g de bacon picado. Frite até começar a derreter. Depois, acrescente cebola picada, 1 dente de alho picadinho e refogue até ficar transparente. Na sequência, adicione a rabada. 

Em fogo alto, doure todos os lados. Quando estiver bem tostadinho, acrescente 300 ml de vinho branco. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e deixe cozinhar em fogo lento. Quando o vinho evaporar, junte o caldo de carne bem quente, fervendo de preferência. Deixe cozinhar por 2 horas. 

Durante o período, vá verificando o ponto do cozimento. Quando estiver quase pronto, junte 4 talos de salsão cortados e 4 tomates sem pele picadinhos. Acerte o sal. Antes de servir, polvilhe 1 colher de sopa de salsinha.