Pitadas de Gastronomia

Pato assado e recheado com maçãs, castanhas e uva-passa é opção para a ceia de Natal

István Wessel

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Pato assado e recheado com maçãs, castanhas e uva-passa é opção para a ceia de Natal
Pato assado e recheado com maçãs, castanhas e uva-passa é opção para a ceia de Natal
Unsplash


Falta pouco mais de um mês para o Natal. E se você já está pensando no menu da noite feliz, essa receita de pato assado recheado com maçãs, castanhas e uva-passa pode ser opção para este ano. 
 

Vamos lá: o recheio são 2 maçãs picadas, 1 xícara de castanha portuguesa cozida e quebrada, ¼ de xícara de uva-passa e ¼ de xícara de ameixa-passa picadinha. Misture todos esses ingredientes num bowl.
 


Pegue um pato, passe um sal por dentro dele e coloque o recheio. Tempere a carne por fora com sal, pimenta e manjericão fresco, e faça furinhos com um garfo ao redor do pato, para ajudar a derreter a gordura. Vale retirar o excesso de gordura do peito e da traseira do animal. É uma delícia derreter essa gordura e fritar batatas com ela. 


Pré-aqueça o forno a 180°C e leve o pato para assar em uma forma e coberto com papel alumínio. Deixe assar por, mais ou menos, 1 hora. Após esse período, reduza a temperatura para 140°C, tire o papel alumínio e deixe assar até ficar macio. 


Deixe descansar ainda no forno por 10 minutos e, depois, transfira a assadeira para o fogão, para o pato dar uma tostadinha. Retire o excesso de gordura e o recheio de dentro da carne, e com uma faca bem afiada, faça os cortes que desejar. Sirva na sequência.