Pitadas de Gastronomia

Pargo grelhado com cogumelos Paris é opção de almoço leve; saiba fazer

István Wessel

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Pargo grelhado com cogumelos Paris é opção de almoço leve; saiba fazer
Pargo grelhado com cogumelos Paris é opção de almoço leve; saiba fazer
Unsplash

Compre um pargo de 1 kg e peça para o peixeiro separar em filés, mas deixando a pele. Tudo o que sobrar de cabeça, espinha e rabo leve para casa, pois será usado também. 

Em casa, com uma boa faca, pegue os filés e faça quadrados na pele do peixe, para você deixa-lo bem bonito na hora de servir. 

Numa panela, coloque 2 colheres de sopa de azeite, aqueça em fogo médio e adicione 1 cebola picada, 6 galhos de salsinha, 1 cenoura média picada também, 1 talo de salsão picado e 4 folhas de louro. Refogue bem e frite por 4 minutos. Junte à mistura as sobras do peixe (cabeça, rabo, etc) e refogue mais 5 minutos. Em seguida, abaixe o fogo e junte 1 xícara de vinho branco e 1 colher de sopa de extrato de tomate. Mexa bem. Por fim, junte 1 colher de sopa de farinha de trigo e 2 xicaras de chá de água fervendo. Separe ¼ desse líquido e reserve, e continue a receita com 3/4 . 

O restante do líquido, coe e coloque no liquidificador. Vá pulsando e acrescente 2 colheres de azeite até deixar bem cremoso. 

Numa frigideira, frite no azeite 100 gramas de cogumelo de Paris. Quando estiver dourado, acrescente o ¼ do molho do cozimento. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Tempere os filés do peixe com sal e pimenta e frite do lado da pele do peixe por 2 minutos, com bastante azeite. Vire e frite mais 4 minutos. 

Sirva o filé com o molho batido no liquidificador e os cogumelos de Paris.