Pitadas de Gastronomia, com István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Pitadas de Gastronomia

Molho à bolonhesa: receita tradicional italiana é feita com blend de carne bovina e suína

Quem ensina o passo a passo é István Wessel

István Wessel, por rádio BandNews FM 25/03/2021 • 13:41
Molho à bolonhesa: receita tradicional italiana é feita com blend bovino e suíno
Molho à bolonhesa: receita tradicional italiana é feita com blend bovino e suíno
Envato Elements


Essa receita é muito italiana e muito tradicional. Lá na Itália, eles fazem meio a meio, com metade de carne bovina e metade suína. Aí fica a gosto do freguês! Eu, particularmente, acho que o meio a meio fica mais suave e interessante, do que só fazer com a carne bovina.

Então, primeiro: numa tigela, misture 3 colheres de sopa de salsão picado, 1 cenoura picada e 1 cebola picada, tudo bem pequenininho. Leve tudo à frigideira com azeite e dê uma boa dourada. Quando a cebola começar a amarelar e ficar transparente, junte a carne moída (mais ou menos ½ kg de blend de carne moída para essa quantidade de cebola, cenoura e salsão). Refogue bem essa carne e tempere com sal e pimenta-do-reino.

O próximo ingrediente, e que dá untuosidade para a receita, é o creme de leite. Você vai colocar 50 ml de creme de leite e deixar cozinhar um pouco. Lembre-se de deixar o fogo o mais baixo possível. Depois, acrescente purê de tomate. Acerte o sal e a pimenta e deixe cozinhar, ainda em fogo baixo.

Quando o molho estiver concentrado e o purê de tomate evaporado, desligue e você terá um molho à bolonhesa delicioso. É delicioso e um quebra-galho maravilhoso. Aliás, não é um quebra-galho, é um “quebra-tronco” inteiro. 

OUÇA AS COLUNAS DO ISTVÁN WESSEL NA BANDNEWS FM.

  • istvan-wessel