Pitadas de Gastronomia

Estrogonofe russo: aprenda receita tradicional

István Wessel

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Estrogonofe russo: aprenda receita tradicional
Estrogonofe russo: aprenda receita tradicional
Carlos Reinis/Band


Essa receita é para quatro pessoas. Vamos pegar 600 gramas de filé mignon, cortar em tiras de 1x1x4, é um pedaço mais comprido, para não perder a suculência. Unte uma panela com um pouco de manteiga, e coloque 1 cebola picadinha para dourar. Quando ficar transparente, você tira.
 

Em outra panela, derreta 2 colheres de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa de azeite, e adicione as tiras de carne. Tempere com sal, e doure bem. Reserve as carnes. 
 


Nesta mesma panela, coloque 100 gramas de cogumelos Paris frescos cortados ao meio, dê uma boa refogada em fogo alto. É importante o fogo estar bem alto, para o cogumelo não soltar água e cozinhar, é preciso que ele refogue. Depois, adicione a cebola que já está pronta e volte a carne. Na sequência, acrescente 50 ml de conhaque e dê uma flambada. Quando a chama apagar, coloque 1 colher de chá de mostarda, 1 colher de chá de páprica doce e uma pitada de noz-moscada. Deixe ferver num fogo bem baixo e vá cozinhando até engrossar o molho. Prove e acerte o sal.


Sirva com batatas pequenas cozidas e douradas na manteiga.