Pitadas de Gastronomia

Como preparar costela no bafo

Aprenda a fazer com István Wessel

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Como preparar costela no bafo
Como preparar costela no bafo
Envato Elements


A costela no bafo demanda um equipamento que nem todo mundo tem, mas é muito comum: àquelas churrasqueiras cilíndricas com tampa, que você abre e fecha. 

Você começa o preparo da maneira tradicional, com a churrasqueira aberta, sem a tampa. Assim que começa a pingar gordura, seja da costela ou da picanha, e a labareda levanta, você tampa a churrasqueira.

Para fazer essa receita, separe uma costela boa, com pedaços grandes e largura de 20 centímetros. Tempere com sal grosso e leve à churrasqueira. Feche a tampa, deixando uma abertura, porque se você deixar tampado o tempo todo, vai acabar apagando a brasa. 

A temperatura tem que ser baixa, para cozinhar no bafo mesmo. Algumas churrasqueiras possuem termômetro, aí é manter em, mais ou menos, 150°C e 160°C. A costela vai assando lentamente e a carne fica muito macia, depois de 2 horas ou 3 horas. 

Vale a pena fazer! Embora seja demorado, o resultado é maravilhoso. É delicioso.