Pitadas de Gastronomia

Como fazer copa lombo em casa

Receita do István Wessel, esse lombo fica marinando por 12h no vinho branco antes de ir ao forno

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Como fazer copa lombo em casa
Como fazer copa lombo em casa
Envato Elements

Dias atrás, fiz uma copa lombo assada no forno que realmente ficou muito boa! Agora, tem alguns detalhes. Primeiro: o tempero de véspera. E o tempero que todo mundo gosta, viu? Alho, salsinha, cebola, sal, pimenta e vinho branco. O vinho branco, a acidez do vinho, combina muito bem com essa carne de porco.

Então, no dia anterior, você prepara os ingredientes e separa um vinho branco seco – barato, tá? Não precisa ser nada extraordinário. E aí, você deixa temperado de um dia para o outro nesse líquido do vinho, diluído em um pouco de água. Eu coloco, mais ou menos, 1/3 de água para 2/3 de vinho. Mantenha na geladeira.


No dia seguinte, transfira a carne para uma assadeira com grelha, que é justamente para a carne não ficar encostada no fundo da assadeira. Primeiro, deixe o forno a 180°C e depois de uns 15, 20 minutos diminua para 140°C e vá assando devagar. 

Vai demorar umas 3 horas para terminar de assar, ok? Neste meio tempo, vá regando a carne com o líquido, a fim de não ficar seco ou queimado. 

Ah, importante: comece o processo com uma folha alumínio sobre a carne, para poder cozinha bem por dentro. Depois de 1 hora e meia, retire a folha.  

Se sobrar carne, reaproveite cortando em fatias finas e servindo em um sanduíche delicioso. É supergostoso e mais fácil que isso, impossível! Acho que fritar ovo é mais difícil, hein?