Pitadas de Gastronomia

Cogumelo Portobello é grelhado na frigideira com suco de limão e molho inglês

Prato serve de entrada ou prato principal; aprenda com István Wessel

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Cogumelo Portobello é grelhado na frigideira com suco de limão e molho inglês
Cogumelo Portobello é grelhado na frigideira com suco de limão e molho inglês
Envato Elements

Cogumelo é uma coisa muito gostosa. Muitos deles não são facilmente encontrados à venda no Brasil. Por aqui, geralmente, a gente encontra shitake, shimeji, champignon, cogumelo de Paris e Portobello. 

O cogumelo Portobello é um cogumelo delicioso e serve tanto como entrada, quanto como prato principal, se servido ao lado de outros legumes. 


Comece o preparo lavando o cogumelo. Eu pego uma escovinha, coloco ela debaixo da torneira, tiro um pouco do excesso de água e dou uma penteada no cogumelo. Se você lavar o cogumelo, ele vai encharcar de água e quando colocar na frigideira, vai soltar a água e cozinhar. Cogumelo é bom quando tem aquele gostinho de grelhado e de fritura, não cozido. 

Feito isso, corte o cogumelo em quatro partes se ele for grande, ou ao meio, se ele for menorzinho. Depois, adicione um pouco de azeite e manteiga na frigideira. Quando aquecer, acrescente os cogumelos. É jogo rápido e tem que ser feito na hora, porque senão, ele murcha e perde a crocância. Assim que dourar e a frigideira estiver bem quente, adicione raspas e um pouco do suco de 1 limão. 

Na hora em que estiver quase pronto, jogue molho inglês por cima. Sirva em seguida.