Pitadas de Gastronomia

Churrasco fora da churrasqueira existe – e Wessel ensina a prepará-lo

István Wessel

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Churrasco fora da churrasqueira existe – e Wessel ensina a prepará-lo
Churrasco fora da churrasqueira existe – e Wessel ensina a prepará-lo
Unsplash

Esse churrasco é perfeito para os dias de frio, ou chuva, quando pensar no churrasco fora de casa for complicado ou até impossível. Ou, então, para aqueles dias em que você é pego de surpresa com a virada do tempo e a churrasqueira da sua casa fica em área descoberta.

Bem, uma solução que funciona bem, mas, óbvio, não terá o cheiro do churrasco, nem o cheiro da fumaça, é fazer no forno! O truque é o seguinte: você pega o seu forno e coloca ele na temperatura máxima, em geral por volta de 220°C. Deixa ele esquentando bem. Na parte inferior do forno, você coloca uma assadeira com um dedinho de água dentro, para deixar o ambiente ali mais úmido. 

Leia também
Churrasco de Forno

Aí, você vai colocar a carne (sugiro a picanha) diretamente na grelha superior – sem nenhuma forma ou assadeira –, começando com a carne virada pra baixo e a gordura pra cima. Com o calor de 220°C, vai tostar essa gordura depois de 25 minutos. A parte de baixo da carne terá jeito de cozido, por causa do vaporzinho que sai da água. Quando a gordura estiver bem tostada, você inverte: gordura para baixo e carne para cima. Aí, a peça vai secar e vai tostar bonitinho. A gordura que pingar, vai cair dentro da assadeira com a água e, por isso, não vai fazer fumaça nenhuma. 

Depois de uns 45 minutos, essa peça estará pronta. Pode tirar do forno, cortar e servir como se fosse um churrasco de churrasqueira.

OUÇA AS COLUNAS DO ISTVÁN WESSEL AQUI.