Pitadas de Gastronomia

Cassoulet: aprenda a fazer a feijoada francesa com feijão branco

Quem ensina é o expert István Wessel; preparo é bem parecido com a feijoada brasileira

István Wessel, por rádio BandNews FM

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Cassoulet: aprenda a fazer a feijoada francesa com feijão branco
Cassoulet: aprenda a fazer a feijoada francesa com feijão branco
Envato Elements

Conhece a feijoada de feijão branco? É o cassoulet francês. O prato é famoso e delicioso. Sem falar que o feijão branco é muito mais rápido de cozinhar. Você o deixa por 1 hora dentro da água e ele já amole.

Para fazê-lo, comece cozinhando os ingredientes. O processo é parecido com o da nossa feijoada. Coloque paio, linguiça defumada, lombo de porco defumado e joelho de porco. Dê uma boa refogada em tudo isso. É preciso cortar os ingredientes em pedaços de, mais ou menos, 2 ou 3 centímetros.


Refogue todas as carnes com 1 cebola picada, 1 folha de louro e 2 dentes de alho. Quando tudo já estiver bem refogadinho, retire a folha de louro e adicione 1 taça cheia de vinho branco. Comida francesa sempre tem, em algum momento, que colocar o vinho branco. 

Enquanto isso, vá cozinhando o feijão branco sem tempero nenhum. Se quiser, pode cozinhar com, apenas, 2 folhas de louro e 2 dentes de alho, mas sem sal.

Muitas receitas francesas, ou melhor, quase todas as receitas francesas, também levam sobrecoxa de pato. Eles usam o pato assado e, ao final, só acrescentam à receita. Se achar e quiser adicionar ao cassoulet, fique à vontade, mas não é obrigatório.

Quando o feijão estiver quase macio, adicione todos as carnes. Deixe dar aquela fervura final, experimente e, por fim, depois de cozinhar, complete o sal, se sentir que falta. Pode adicionar uma pimenta dedo-de-moça também para dar uma picância.  

E como agora, pelo menos aqui em São Paulo, já esfria bem à noite, acho o cassoulet uma comidinha mais que bem-vinda.

OUÇA AS COLUNAS DO ISTVÁN WESSEL NA BANDNEWS FM.