Pitadas de Gastronomia

Aposte no ceviche de camarão nos dias quentes; saiba fazer

István Wessel

István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Aposte no ceviche de camarão nos dias quentes; saiba fazer
Aposte no ceviche de camarão nos dias quentes; saiba fazer
Unsplash

Esse ceviche de camarão é um pouco diferente. O camarão não é cru, ele dá uma leve cozidinha.

Primeiro, pegue quatro laranjas azedas. Rale a casca de uma delas e faça o suco de todas. Misture com meia xícara de suco de limão. Reserve. 
 


Pegue 35 camarões médios (essa quantidade serve como entrada para seis pessoas), limpos e com casca, e leve à panela com quatro galhos de coentro, a casca da laranja ralada, sal e quatro xícaras de água. Quando ferver e o camarão mudar de cor, retire e coloque em uma tigela com gelo para ele ficar bem crocante. 


Após dar uma primeira esfriada, retire as cascas e corte ao meio, no comprimento do camarão, mantendo aquele formato bonito dele. Transfira-os para uma tigela, com ¼ de xícara do caldo do cozimento coado. Adicione o suco de laranja e limão que estava reservado, um galho de coentro picado e dois pimentões vermelhos sem pele e sem semente cortados em tiras finas. Misture e, por fim, acrescente três dentes de alho picados, uma cebola roxa cortada em rodelas finas e uma pimenta dedo-de-moça. Aconselho cortar a pimenta ao meio, tirar as sementes e lavar bem as mãos, porque o cheiro impregna. Deixe a tigela com a mistura na geladeira por 1h30. 


Na hora de comer, retire a pimenta dedo-de-moça, misture bem e sirva. 


OUÇA AS COLUNAS DO ISTVÁN WESSEL AQUI.