Hoje pode

Sabia que nem sempre é preciso untar a forma do bolo? Carole Crema explica

Carole Crema

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Sabia que nem sempre é preciso untar a forma do bolo? Carole Crema explica
Sabia que nem sempre é preciso untar a forma do bolo? Carole Crema explica
Unsplash

Untar ou não untar uma forma, eis a questão. Para fazer doce e bolo, principalmente, todo mundo já vai lá no mantra: ‘tem que untar e enfarinhar’. E não é sempre verdade.

A gente unta a base da forma do bolo, sempre, para que ele solte do fundo e não grude. Mas, as laterais, melhor não untar. O bolo gosta de escalar a forma e conforme ele vai crescendo, vai grudando cada vez mais nas paredes laterais da forma. Nisso, ele trava, fazendo com que não aconteça aquele efeito do bolo sair do forno e dar aquela leve baixada por igual.

Veja receitas de bolo:
Bolo de limão com chocolate branco


Um bolo que não foi untado vai ter como resultado final uma lateral muito retinha. O bolo assado em forma muito untada tende a despencar nas bordinhas, ficando levemente arredondado. 

Evite sempre untar a lateral dos bolos. Quanto às tortas, pavês e outros doces, só precisa untar se você vai desenformar. Se for comer na travessa, ou se é uma massa com bastante gordura, evite. 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema.  Ouça as colunas aqui