Vocês já ouviram falar dos ovos no purgatório (shakshuka)? É uma receita clássica daquelas que a gente não sabe de onde vem, mas que é superbacana. Diz a lenda que é para comer no café da manhã quando a gente está de ressaca, mas eu acho que pode comer no café da manhã, no almoço, no jantar sem ressaca… Esse prato é maravilhoso em qualquer dia da vida!
A gente vai fazer ovos pochê no molho de tomate. Preste atenção: para uma lata de tomate pelado, que tem cerca de 400g, a gente coloca um dente de alho, quatro colheres de azeite e deixe dar aquela refogadinha. Coloque o tomate pelado e tempere com sal e pimenta a gosto – eu sempre uso pimenta calabresa para ficar bem ardido. Deixe ferver por cinco minutos.
Quebre dois ou três ovos nesse molho, como se fosse fazer ovos fritos, só que dentro do molho. Para cada ovo, polvilhe uma colher de sopa de parmesão por cima e deixe cozinhar por cinco minutos em fogo baixo e sem tampa.
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!