Hoje pode

Madeleine: aprenda a fazer o bolinho francês em formato de concha

Quem ensina o passo a passo é  chef Carole Crema; confira:

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Madeleine: aprenda a fazer esse bolinho francês delicioso
Madeleine: aprenda a fazer esse bolinho francês delicioso
Envato Elements

Muita gente me pergunta o que são as Madeleines. Está aí a explicação: são bolinhos um pouco mais cozidos e em formato de concha. É um petit four, vamos dizer assim, muito, muito comum na França. E eles têm sabor laranja, isso é uma característica da Madaleine.

Se você não tem a forminha de fazer a Madeleine (o que pouquíssima gente tem), você pode fazer em forma de bolinho, individual, ou até um bolo de furo no meio, que também vai ficar uma delícia! A massa é mais amanteigada, um pouco seca, mas cheia de sabor. E é fácil de fazer, anote aí os ingredientes: 

2 ovos
1/2 xícara de açúcar
5 colheres de sopa (80 g) de manteiga
3/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
Suco de 1 limão
Raspas de 1 laranja
1 colher de café de essência de baunilha
Açúcar de confeiteiro pra polvilhar por cima  

Você vai começar na batedeira, fazendo um creme com os ovos, o açúcar e a manteiga. A manteiga se tiver na temperatura ambiente, assim como os ovos, ajuda bastante. Bata bem e quando já estiver tudo bem misturado, junte os demais ingredientes. Misture rapidamente e deixe essa massa descansar por 1 hora. Esse é o truque dos franceses para não ficar aquele bolo superfofo. Mas, se você for fazer em forma de bolo, pode assar direto, sem o descanso, por 50 minutos.