Hoje pode

Macaron: clássico francês, doce pode ter origem italiana; Carole Crema explica

Carole Crema

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Macaron: clássico francês, doce pode ter origem italiana; Carole Crema explica
Macaron: clássico francês, doce pode ter origem italiana; Carole Crema explica
Unsplash

O macaron é um doce francês que, lá na França, se chama mignardises. Essas são as preparações servidas após às refeições, para acompanhar as bebidas digestivas ou cafés e chás. Então, não é uma sobremesa, é um docinho para comer na hora do chá, ou do café. 

No mesmo universo das mignardises estão outros doces famosos, como as madeleines e os financiers, que são bolinhos mais secos.

A origem não é muito clara, mas reza a lenda que nasceu na Itália, nos monastérios italianos, com o nome ‘macarone’. Depois, só durante o período da Renascença, Catarina de Médici levou a iguaria à corte francesa. Os franceses, porém, dizem que a receita é deles e que desde os anos 700 ela já era feita por lá. 

Pra quem nunca comeu, o macaron é como se fosse um bem-casado. São dois biscoitinhos – um sobre o outro – feitos como suspiro. A amêndoa crua é adicionada às claras batidas em neve, e essa mistura é assada. O recheio é amanteigado, geralmente um creme de amêndoa ou ganache de chocolate.
 


E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA MAIS COLUNAS DA CAROLE AQUI