Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão

Hoje pode

Como fazer quiche com massa integral? Aprenda receita com alho-poró

A chef de cozinha Carole Crema ensina uma receita deliciosa de quiche com alho-poró e queijo branco

Carole Crema, com BandNews FM 19/07/2022 • 15:24 - Atualizado em 19/07/2022 • 18:50
Saiba como fazer quiche com massa integral
Saiba como fazer quiche com massa integral
Envato Elements

E hoje mais um ingrediente que está na época, que é o alho-poró. A gente vai fazer uma quiche integral de alho-poró com queijo branco. Bem gostosa! Para fazer a massa, você vai usar uma xícara e meia de farinha tradicional e uma xícara e meia de farinha de trigo integral, uma colher de chá de sal, 200 gramas de manteiga sem sal, geladinha e cortada em cubinhos, e um ovo.

Como você vai fazer essa mistura? Se você tiver processador de alimentos, é a melhor coisa. Coloque tudo no processador e, rapidamente, coisa de 30 segundos, ela vira uma massa prontinha. Se não, você mistura as farinhas com o sal e vai quebrando a manteiga com a ponta dos dedos para formar uma farofa, coloca o ovo e junta essa massa. O importante é não sovar demais porque essa é uma massa que se ficar sovando demais, vai ficar dura e eu quero que ela desmanche na boca.

Fez a massa, faz uma bolinha e deixa gelando pelo menos meia hora. Aí você vai pegar quatro alhos-poró, quatro unidades. O alho-poró a gente só usa aquela parte branca, que é a parte de baixo, pouco menos da metade. Você vai cortar em rodelinhas e vai refogar com umas duas colheres de sopa de manteiga, sal, pimenta-do-reino e eu gosto de um pouquinho de tomilho ou salsinha fresca.

Além disso, vai pegar meio queijo branco, ou o queijo que você gostar mais, e cortar em cubinhos. Abriu a massa, forra a forma, vai dar uma forma de uns 22 ou 25 cm, vai dar uma forma grande de quiche. Forra com a massa, cobre com esse alho-poró refogadinho, coloca o queijinho e aí você vai preparar um creme, que é o seguinte: 300 ml de leite, 3 ovos, 1/5 xícara de queijo parmesão ralado, sal, pimenta do reino e noz-moscada ralada na hora. Mistura bem esses ingredientes e cobre a parte da toda que está toda seca com esse recheio líquido.

Vai levar ao forno bem forte, a 220°C. Deve demorar 1 hora, mais ou menos, para assar e vai ficar delicioso, você pode comer e pode até congelar.

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe! 

Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?