Sua Carta de Vinhos

Vinhos do Dão, em Portugal, precisam de meia hora de descanso após garrafa ser aberta

Truque, segundo a sommelier Alexandra Corvo, é para provocar aeração e deixar o vinho ainda mais aromático

Alexandra Corvo, por rádio BandNews FM

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Vinhos do Dão, em Portugal, precisam de meia hora de descanso após garrafa ser aberta
Vinhos do Dão, em Portugal, precisam de meia hora de descanso após garrafa ser aberta
Pexels

A gente falou bastante de vinho leve, principalmente para aqueles que gostam de Pinot Noir. E tem outra região que eu gostaria de sugerir, que vale muito a pena conhecer, mesmo que os vinhos não sejam tão, tão leves, quanto os feitos na Borgonha com a Pinot Noir: que é o Dão, em Portugal

Os vinhos do Dão, de maneira geral, são vinhos de corte, ou seja, levam blend de várias uvas e o resultado, por causa do clima mais frio, é de uma bebida com bastante acidez, taninos com estrutura e boa experiência aromática. 

A estrutura aromática realmente existe nos vinhos do Dão, embora não sejam parecidos com os da Borgonha. Eu estou falando, aqui, em termos de estrutura de frescor e de perfume. O Dão produz vinhos muito perfumados. Por isso, atenção: o ideal é abrir um vinho de lá e esperar meia hora antes de consumir, deixando a garrafa aberta mesmo. Você pode usar, inclusive, um decanter, jarra ou taça maior para fazer a aeração.

O frescor é impressionante, por isso eles entram um pouco, sim, nesta categoria de vinhos mais frescos e leves de certa maneira.