Sua Carta de Vinhos

Vinha mais antiga do mundo fica na Eslovênia e tem 400 anos

Alexandra Corvo

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Vinha mais antiga do mundo fica na Eslovênia, tem 400 anos e dá frutos; conheça
Vinha mais antiga do mundo fica na Eslovênia, tem 400 anos e dá frutos; conheça
Reprodução/Legoutduvoyage.com


O Leste Europeu vai ter material mais legal, em termos de novidades, de coisas diferentes para os próximos 20 anos. E falo novidade para gente, que não conhece, mas os países da região, começando lá na Geórgia, até a Croácia são umas das regiões produtoras mais antigas, inclusive anteriores à Europa Ocidental. 
 

Falamos da Croácia, mais precisamente da Dalmácia, de onde vêm os cachorrinhos dálmatas, e hoje quero falar da Eslovênia. O país tem três grandes regiões: a parte mais costeira, ao norte e continental. Essa parte mais continental, chamada Podraje, é a maior região – não é a que produz os vinhos mais estilosos, mas tem uma curiosidade muito interessante: que é onde fica localizada a vinha mais antiga do mundo!


É uma planta que data, segundo estudos de seu DNA, de 400 anos. Ou seja, ela está há quatro séculos no mesmo lugar. E ela dá fruta, tá? Ela dá uva e eles tem uma grande festa, se reunindo na pracinha da cidade, fazem a colheita e produzem um vinho festivo.


Essa vinha é uma planta gigantesca, que ocupa toda a frente de um prédio pequeno, e está registrada no livro Guinness dos Recordes.