Sua Carta de Vinhos

Vale do Rhône: conheça a região francesa famosa por vinhos intensos

Alexandra Corvo

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Vale do Rhône: conheça a região francesa famosa por vinhos intensos
Vale do Rhône: conheça a região francesa famosa por vinhos intensos
Reprodução/Instagram

Hoje, vamos descer ao extremo sul da França, no Vale do Rhône. Essa região é separada em duas: norte setentrional e sul.  


O Rhône setentrional tem encrostas bem íngremes de granito, onde a uva syrah é a grande variedade tinta, sendo plantada e vinificada sozinha, produzindo vinhos intensos, longevos e perfumados, com taninos firmes e frutuosidade. Enquanto a branca mais popular é a viognier.  


O sul do Rhône tem um clina bem mais quente, de colina, uma terra mais vermelha, uma argila mais presente, pedras arredondas e quentes. A uva garnacha é a principal por lá. Há também, a samso, a mourvèdre, a carignan – isso para os tintos.  


Dentre as cidades importantes, a mais famosa é a Châteauneuf-du-Pape. Os vinhos de lá são feitos com porcentagem alta de garnacha, são intensos, com tanino, boca quente e muita longevidade.