Sua Carta de Vinhos

Sommelier indica vinhos tintos e brancos franceses para cada tipo de gosto

Alexandra Corvo, por rádio BandNews FM

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Sommelier indica vinhos tintos e brancos franceses para cada tipo de gosto
Sommelier indica vinhos tintos e brancos franceses para cada tipo de gosto
Envato Elements


Hoje, vou dar um panorama sobre os estilos de vinho da França. Vamos lá?

Você gosta de vinho tinto mais encorpado, mais denso, picante e alcoólico? Busque vinhos com essas características lá no sul da França, mas regiões do Languedoc e do Rhône.

Se você gosta de tintos de estrutura mais acidez, tânica e menos álcool? Fiquei em Bordeaux. 

Agora, gosta de vinhos tintos mais leves e mais delicados? Suba para o norte do país. Lembrem-se: climas mais frios dão vinhos com maior acidez, leveza, com pouco álcool. Então, Beaujolais, Borgonha e o Vale do Loire tem vinhos com essa estrutura. Atenção aos vinhos do Vale do Loire, pois são vinhos tintos com bastante taninos, que pedem comidas gordurosas, cozidos mais defumados.

Agora, os brancos do Vale do Loire são muito variados. Os da costa são mais salgadinhos; os do centro, mais frutas e perfumados, e com pegada cremosa. No centro da França, aliás, é de onde vem os Sauvignon Blancs mais famosos do país, todos muito minerais, ácidos e intensos. 

Por fim, no extremo norte da França, quase na fronteira com a Alemanha, são produzidos vinhos brancos extremamente perfumados e com acidez refrescante.