Alexandra Corvo

Tudo sobre tipos de uva, tendências, novidades, preços, escolhas e regiões mais promissoras na produção e fabricação de vinhos estão na coluna assinada pela sommelière Alexandra Corvo, uma das primeiras mulheres do País a se especializar no assunto.

Sua Carta de Vinhos

Saiba harmonizar vinho com queijos pecorino e grana padano

Alexandra Corvo 16/09/20 • 13:48
Saiba harmonizar vinho com queijos grana padano
Saiba harmonizar vinho com queijos grana padano
Envato Elements

Queijo e vinho, pronto e acabou? Não, não é bem assim. Não quero ser estraga prazeres, mas existem combinações melhores que outras. Muitas vezes a gente erra na harmonização e acaba não desfrutando tanto do sabor do queijo, nem do vinho.
 

Para combinar vinho e queijo temos que pensar nas estruturas. Queijos com estrutura mais farelenta, mais soltos e salgados, como o pecorino e o grana padano, que você põe na boca e eles esfarelam, sabe? Bem, nestes casos tem que evitar o tanino. Um vinho com muito tanino e um queijo com muito sal tendem a deixar o paladar grudento. Lembre-se: com tanino sempre fazemos um jogo com a gordura.


Com pecorino e grana padano também dá para brincar bastante com vinhos frutados e leves, como o chianti e outros italianos frutados, que tenham pouco tanino e álcool, mas bastante acidez. 


Se você conseguir encontrar um Malbec bem levíssimo, que é raro, eu sei, mas que tenha pouco álcool e seja fácil de beber, também vale a harmonização. Assim como os rótulos chilenos de lugares mais costeiros, mas que – de novo – tenham pouco álcool. 


OUÇA MAIS COLUNAS DA ALEXANDRA AQUI.

 

 

  • alexandra-corvo