Alexandra Corvo

Tudo sobre tipos de uva, tendências, novidades, preços, escolhas e regiões mais promissoras na produção e fabricação de vinhos estão na coluna assinada pela sommelière Alexandra Corvo, uma das primeiras mulheres do País a se especializar no assunto.

Sua Carta de Vinhos

Quarta é dia de feijoada – e é possível harmonizar o prato com vinho

Alexandra Corvo 13/01/2021 • 12:42
Quarta é dia de feijoada – e é possível harmonizar o prato com vinho
Quarta é dia de feijoada – e é possível harmonizar o prato com vinho
PixaBay


Quarta e sábado são dias de feijoada e por que não harmonizar o prato com vinho? Podemos construir essa harmonização de três maneiras: a primeira delas, pensando em um sabor equivalente a caipirinha, com um vinho ácido, refrescante, para tomar geladinho e que faria um contraste. Exemplos: um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia ou Chile. 


A segunda vertente seria apostar em vinhos mais tostados, defumados, com bastante tanino e graduação alcoólica média, para harmonizar com a gordura e as peças de carne. 


Por fim, a terceira – e mais coringa – seria apostar em um vinho bem simples, bem leve e com pouco álcool, para não pesar, já que a feijoada é bem densa. Esse vinho não vai necessariamente combinar os gostos e estruturas, mas vai acompanhar. Aposte no Chianti, por exemplo.  


OUÇA AS COLUNAS DA ALEXANDRA CORVO NA BANDNEWS FM.  

  • alexandra-corvo