Sua Carta de Vinhos

Malbec: uva não é originária da Argentina; saiba mais

Alexandra Corvo

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Malbec: uva não é originária da Argentina; saiba mais
Malbec: uva não é originária da Argentina; saiba mais
Unsplash

A malbec está muito associada ao vinho argentino e tem muita gente que acredita que ela é de lá. Mas, sempre bom lembrar que todas as variedades de uvas que produzem vinhos, as viníferas, tem origem europeia. 


Essas uvas migraram com as colonizações, com as migrações humanas. Na Argentina, as uvas malbec foram levadas juntas com outras, mas quando eles foram internacionalizar seus vinhos, decidiram focar em uma uva, a malbec. O motivo é que a cabernet sauvignon já estava sendo muito explorada.


Não é que ela dá um vinho melhor, que ela é melhor que outras uvas da Argentina... Na verdade, todas as variedades tintas se dão muito bem com climas quentes da Argentina, de Mendoza, especificamente, mas a malbec foi escolhida para ser a bandeira. Essa uva é de Cahors, região do sudoeste da França. 


OUÇA MAIS COLUNAS DA ALEXANDRA AQUI.