Sua Carta de Vinhos

Como deixar o paladar mais apurado para degustar um vinho? Sommelière ensina

Alexandra Corvo

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Como deixar o paladar mais apurado para degustar um vinho? Sommelière ensina
Como deixar o paladar mais apurado para degustar um vinho? Sommelière ensina
Unsplash

Paladar infantil. Não é uma ofensa, é um fato isso. Muitas pessoas, quando começam a tomar vinho, elas vão partir para vinhos que tenham mais estrutura de álcool, porque ele dá sensação de doçura. 

Quem tem paladar infantil, precisa de vinhos com mais frutas, perfumes óbvios e muitos taninos. Quando se começa a beber, tende-se a gostar mais do Malbec argentino, com bastante álcool, tanino e frutas; ou um carménère mais adocidado. 

É preciso treinar. Para e degustar, cheirar o vinho. Ao colocá-lo na boca, dar uma bochechada, mastigar ele e perceber o que te agrada e não agrada. 


E como deixar o paladar mais apurado?

Nós somos muito mal-educados olfativamente e não precisamos. Por isso, quando você for comer, cheire antes, respire antes. Não precisa fazer isso só quando estiver num mercado exótico, mas no dia a dia, com seu arroz e feijão. Aos poucos, vá gravando esses cheiros, falando mentalmente e gravando o cheiro. 

Ouça mais colunas da Alexandra aqui.