Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Sua Carta de Vinhos

Bordeaux X Borgonha: saiba a diferença entre os vinhos das famosas regiões francesas

Alexandra Corvo 28/10/2020 • 14:07
Bordeaux X Borgonha: saiba a diferença entre os vinhos das famosas regiões francesas
Bordeaux X Borgonha: saiba a diferença entre os vinhos das famosas regiões francesas
Unsplash

Sabia que há uma pequena rivalidade entre Bordeaux e Borgonha, na França? Essas duas regiões são muito diferentes climaticamente. Enquanto Bordeaux está no Atlântico, local mais quente, Borgonha é continental e bastante fria. Isso já revela o estilo dos vinhos, porque as regiões frias têm mais acidez, e as quentes mais estruturas de álcool. 

Climas e solos também definem quais uvas você pode plantar lá. Bordeaux tem cultura tradicional de vinhos de corte, ou seja, vinhos feitos com várias uvas. Lá, os tintos têm cabernet sauvignon, merlot, petit verdot, malbec, carménère, cabernet franc, enfim, todas essas uvas são autorizadas lá e cada produtor pode usar o corte da maneira que ele puder e o clima permitir. Pros brancos, há sauvignon blanc, sémillon e muscadelle. Essas são variedades de uvas autóctones e estão adaptadas ao clima.

Do outro lado, na Borgonha, a tinta pinot noir reina nesse clima frio. Ela está muito adaptada ao clima. E o branco por lá é o chardonnay. 

Vinhos brancos

Os brancos de Bordeaux têm mais frescor, a base de sauvignon blanc dá esse aspecto tropical, enquanto os da Borgonha tem maior cremosidade, porque há mais acidez.  

OUÇA MAIS COLUNAS DA ALEXANDRA AQUI.

  • alexandra-corvo