Sua Carta de Vinhos

Aprenda a harmonizar bacalhau com vinho

Alexandra Corvo

Sua Carta de Vinhos, com Alexandra Corvo

A sommelière é formada pela Ecole d´ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, Trabalhou por 10 anos em restaurantes na Europa e, em São Paulo, trabalhou na Figueira Rubaiyat, D.O.M, Le Vin e Sabuji. Escreveu por seis anos na Veja São Paulo e também foi colunista do jornal “Folha de S.Paulo”.

Aprenda a harmonizar bacalhau com vinho
Aprenda a harmonizar bacalhau com vinho
Reprodução/Food From Portugal


Está pensando em fazer um bacalhau? Um bom vinho branco, mais cremosinho e menos frutado vai superbem. Eu não consigo harmonizar bacalhau de nenhuma outra região que não seja originário do país do bacalhau, Portugal. 
 

Então, anote aí: um Dão ou Douro branco. O Douro é mais cremoso, mais oleoso; e o Dão tem uma acidez mais pungente. 


Se você for colocar elementos frescos no seu bacalhau, mais ervas, por exemplo, aposte no Dão. Agora, se você for servir a versão mais clássica, boiando no azeite mesmo, fique com o Douro. 

Eu também gosto muito, embora seja mais difícil de achar, do vinho verde mais velho. Que já tenha uma certa idade, tipo cinco ou seis anos. Se você tiver um vinho verde novo em casa, você pode simular o envelhecimento. Pega o vinho verde, decanta, deixa fora da geladeira umas duas horas em um decantar ou jarra grande. Depois, coloca de volta na garrafa, leva à geladeira para tomar geladinho. Você vai perceber que ele fica menos frutado e mais oleoso.